22 outubro 2010

A história do Homem da Meia Noite

O atual Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, surgiu no carnaval de 1931, como uma dissidência de sócios da troça carnavalesca o Cariri de Olinda.
O pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz; o carpinteiro Sebastião da Silva; os encadernadores Cosme José dos Santos e Heliodoro Pereira da Silva, além do sapateiro, Manoel Joaquim dos Santos (Neco Monstro), todos olindenses, revoltados por não terem sido contemplados na chapa oficial da diretoria do Cariri, criaram a
Troça Carnavalesca Homem da Meia-Noite.
O nome foi inspirado pelo herói de um seriado de aventuras exibido, na época, no Cinema do Carmo, em Olinda: um detetive que saía de dentro de um relógio para prender criminosos.
Para desbancar o Cariri, que tinha orgulho de abrir o carnaval de Olinda, desde o século XIX, o Homem da Meia-Noite saiu, no primeiro minuto do domingo de Momo, pelas ruas da cidade, antes do seu novo rival.
Nos dois primeiros carnavais, de 1931 e 1932, a troça não contou com alegorias. Saiu apenas com o seu estandarte, bordado com um relógio marcando doze horas, e um boneco gigante confeccionado por Luciano Anacleto de Queiroz e Benedito Barbaça, marceneiro e entalhador.
Com a estrutura em madeira, o boneco original tinha a cabeça, o busto e as mãos em papel gomado e massa corrida para o acabamento, pintados numa tonalidade semelhante à da pele humana. Media 3,50 metros e pesava 50 quilos. Seus braços eram recheados de palha para colchão e, assim como os punhos e as mãos, continham areia para mantê-los em posição durante as evoluções. Para a confecção das roupas foram necessários mais de 22 metros de tecido.
O carregador do boneco gigante o leva na cabeça, apoiado em uma almofada. Para que possa se orientar ao andar e dançar, a cintura do boneco fica na altura dos seus olhos, onde existe uma abertura (no local da braguilha da calça do boneco).
O Homem da Meia-Noite foi carregado durante 57 anos pela mesma pessoa, o bonequeiro Cidinho, que nunca teve problemas em enfrentar o peso e o calor no interior da estrutura do boneco. A temperatura pode atingir mais de 40º, durante o desfile pelas ladeiras olindenses.
Sua primeira sede ficava na Rua do Amparo nº 31. Atualmente, está localizada em frente à Igreja de Nossa do Rosário dos Homens Pretos, no bairro do Bonsucesso, na Marim dos Caetés.
O hino do clube, tanto a letra quanto a música, são de autoria do mestre Bernardino da Silva, que foi diretor da Banda 10 de Novembro, de Olinda.
Desfilou sem interrupções de 1931 até 1949. De 1950 a 1953, no entanto, o clube não saiu principalmente por falta de recursos financeiros. A partir de 1954, ano de comemoração da Restauração Pernambucana, o então prefeito de Olinda, Alfredo Lopes, destinou verbas para o clube que voltou a desfilar sem mais interrupções até hoje.
Desde a sua fundação, o Homem da Meia Noite mantém a tradição de desfilar pelo mesmo percurso, nas ruas da Cidade Alta, em Olinda, abrindo oficialmente à meia-noite do sábado de Zé Pereira, o carnaval da Marim dos Caetés.
Seu calunga, o boneco gigante mais antigo a circular pelas ladeiras olindenses, foi escolhido por aclamação popular para ser o símbolo do carnaval 2006 e da cidade de Olinda, 1ª Capital Brasileira da Cultura.
Em dezembro de 2006, o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Como Ponto de Cultura, a agremiação tem responsabilidade para com o fomento da cultura carnavalesca e da produção artística de Olinda.
FONTES CONSULTADAS:
BONALD NETO, Olimpio. O Homem da Meia-Noite. Recife: Fundaj, Inpso, Coordenadoria de Folclore, 1978. (Folclore, n. 46).
BONECOS Gigantes de Olinda. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2007.
PATRIMÔNIO vivo na Cultura Viva. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2007.
SÍMBOLO: os encantos do Homem da meia Noite. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2007.

http://www.onordeste.com

06 outubro 2010

Meu 2º Selinho

Oi meninas é uma maravilha quando eu recebo 1 selinho,porque isso é o reconhecimento de uma vida de trabalho que ficou escondida e agora com esse avanço tecnológico q é a net eu posso mostra a todas vçs.Obrigada!!! Bem agora eu vou dizer o nome do blog de quem me ofereceu esse selo de EXCELÊNCIA.

O blog que me ofereceu esse selinho é de EXCELÊNCIA qualidade porque é de uma pessoa que gosta do que faz e faz tudo muito bem, e mesmo sendo mãe ainda arruma tempo para compartilhar com todas nós seus EXCELENTES trabalhos. Parabéns.
Indicar 8 blogs de EXCELÊNCIA para presenteá-los com o selinho

01 outubro 2010

Meu 1º selinho

Esse selinho eu ganhei da amiga Fabiana do blog http://fabi-fabiartes.blogspot.com/ Nunca pensei que ficaria tão feliz por ganhar meu 1º selinho, eu estou emocionada, só quem já ganhou sebe do que estou falando, então para que todos sintam o que eu estou sentindo eu dedico esse selinho a todas que estão me prestigiando com a hora de suas visitinhas, OBRIGADA. Nada melhor do que começar o mês ganhando um selinho. Bem como de costume quem recebe esse selinho tem que indicar nove blogs e dizer 9 coisas que você + gosta,então ai vai:
Esse selo de Qualidade vai para as amigas que eu me inspirei para trabalhar com Eva, são...
01 http://dulcearts.blogspot.com/
02http://lenacabraleva.blogspot.com
03http://arte-com-quiane.blogspot.com
04http://claudiawilliammartins.blogspot.com
05http://ajoaninhaeflor.blogspot.com
06http://evartesanatos.blogspot.com
07http://ninefestas.blogspot.com
08http://clausantanaartes.blogspot.com
09http://alichiaramolduras.blogspot.com
Todos aqui contribuíram para as novas postagens do meu blog, e eu agradeço pela força.
Agora nove coisas que eu gosto ai vão:
1º Deus por ter enviado seu filho para nos salvar.
2º Meu marido por ter me dado duas filhas lindas.
3º Minhas filhas, pois sem elas eu não teria razão para viver.
4º Fazer Artesanato para mostrar em meu blog.
5º Mudar meu visual.
6º Tirar fotos.
7º Ir à praia.
8º Minha vida.
9º Olinda, lugar + lindo ñ há.